SANTUÁRIO

Histórico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida
 

Em 1931 o engenheiro Dr. Oswaldo Coufal comprou do Sr. Otto Niemeyer uma gleba de terra plana, às margens do rio Guaíba. Em homenagem à celebre praia carioca, o loteamento levou o nome Ipanema. Na venda dos terrenos, a esposa dele, Déa Cezar Coufal, obteve a doação de 2 lotes centrais, para neles erger uma capela, que seria dedicada a Nossa Senhora Aparecida.


A antiga Capela de Nossa Senhora Aparecida, construída na década de 30, 
foi demolida em 1960 para dar lugar ao atual prédio em Ipanema. 
Foto enviada pelo colaborador João Vicente da Silva retirada do Jornal Zero Hora.

 

  

A pedra fundamental foi benta em 19 de janeiro de 1936. Com ajuda de todos, em um ano, ficou concluída, sendo inaugurada em 03 de janeiro de 1937: era um mimo da arquitetura colonial espanhola. 


A estatuazinha de Nossa Senhora Aparecida, em madeira, é uma réplica da original pescada nas águas; foi adquirida e benta na Basílica Nacional em São Paulo e  "trazida no colo como se fosse um de meus filhos", afirmou Dona Dea. Para favorecer os veranistas, a festa e a quermesse eram sempre realizadas em janeiro e fevereiro. Quem atendia religiosamente a capela era o pároco da Tristeza. 


A população foi crescendo e a paróquia foi criada por Dom Vicente Scherer em 23 de janeiro de 1959, o qual nomeou o primeiro pároco, Pe. Antônio D. Lorenzatto, que tomou posse a 01 de fevereiro de 1959. 


Concluído o templo, embelezaram o local com uma plantação de eucaliptos; com o tempo, as raízes se alongaram e, penetrando nas junturas das pedras, partiram os alicerces e as paredes. Como as fendas aumentassem, foi pedido um exame a Secretaria de Obras Públicas. Em 30 de julho de 1960, após meticulosa vistoria, as autoridades condenaram o prédio. 


Às 18h do dia 07 de setembro de 1960 foi celebrada a última missa. No dia imediato, começou a retirada das imagens, dos altares e demais móveis, seguindo-se a demolição do templo, antes mesmo de completar o seu jubileu de prata. Essa destruição entristeceu a todos. 


As missas diárias, os poucos batizados e casamentos passaram a ser realizados num quarto da casa paroquial; as missas dominicais, celebradas sob um telheiro de meia-água, todo aberto e de chão batido. Foram anos dificílimos.  


Mas, a 18 de dezembro de 1960 o Sr. Arcebispo benzeu a pedra angular da nova igreja matriz; foi a primeira em Porto Alegre, em estilo moderno. por iniciativa do líder comunitário Prof. Odemar Marino Ferlauto, e secundado por todos, pediu-se ao Sr. Cardeal Vicente Scherer elevação da nova matriz à categoria de Santuário, visto ser local de peregrinações. 
 

Às 10h do dia 08 de dezembro de 1967, festa da Imaculada Conceição, com o templo superlotado, Dom Edmundo Kunz celebrou a missa e, após o Evangelho, leu com emoção, o decreto da criação oficial do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Ipanema. Finda a leitura, os presentes explodiram numa estrondosa salva de palmas a que se associaram os repiques alegres do sino, enquanto o órgão enchia o templo com suas notas festivas. De muitos olhos brotaram lágrimas de comoção. 


Neste Santuário venera-se outra estátua de Nossa Senhora Aparecida de inestimável valor; ela foi adquirida na Basílica Nacional pelo Cônego João Cordeiro da Silva; ele pretendia fazer junto à Gruta uma basílica para Nossa Senhora Aparecida. 


Esta imagem, por duas vezes - com todas as honras e obrigações - ocupou o lugar da verdadeira estátua: em 1931, quando a imagem original visitou o Rio de Janeiro e em 1932, por ocasião da revolução constitucionalista. É sempre crescente o número de peregrinos e devotos de Nossa Senhora Aparecida.
 

Pe. Antônio D. Lorenzatto

Desde a criação da Paróquia em 1959, o pároco era o Pe. Antonio Lorenzatto, temos a catequese de primeira Eucaristia, no principio eram os próprios sacerdotes que ensinavam as crianças e também os adultos.

Já tivemos Catequese em 1 ano, 2 anos, catequese em família, ministradas por catequistas leigos.

A partir do ano de  1993  foi adotada a catequese de primeira eucaristia também com os pais uma vez por semana à noite, e as crianças uma vez por semana durante o dia. Somente durante um ano. O número de crianças diminui, mas a frequência à santa missa aumentou

Catequese de Crisma de 2 em 2 anos. A partir de 1993 o crisma passou a ser ministrado todos os anos.

 

Grupos de casais de segunda união, iniciou em 2001 com um grupo.

 

Grupos de idosos houve por um determinado tempo.

 

A Pastoral da caridade temos desde o inicio da Paróquia, havia doação leite e manteiga. Agora está mais organizada, atendia em 1990 cerca de 20 famílias, hoje atende cerca de 60 famílias com todo o trabalho de promoção humana.

O movimento das Capelinhas iniciou suas atividades em Agosto de 1972.

 

O apostolado da oração foi criado  em 1959.   O grupo de senhoras continuo sempre. O  dos homens foi dissolvido e reiniciado em 1997.

 

O encontro de casais com Cristo surgiu com o Pe. Alcido em 1983 – 1988. reiniciando em Julho de 2000.

 

Em 12/12/1981 foi ordenado Diácono Sr. Darcy Lentino (primeiro diácono da Paróquia). Falecido em 24/11/1996.

Em 14/03/1997 foi ordenado Diácono o Sr. Ney Luiz Müller

 

Em 08/10/2004 foi ordenado Diácono o Sr. José Fernando Costa.

 

Sacerdotes ordenados na Paróquia: em 1995, o Pe. Cláudio Schunk e em maio de 2003, o Pe. Marcus Vinicius Kalil Ferreyro

Temos movimentos de jovens desde a época do  Pe. João Peters, e depois com o Pe. Alcido Warken  o CLJ  que existe até esta data.

 

Legião de Maria começou suas atividades na Paróquia em l996.

 

Pastoral da Saúde existe desde 1982.

 

Ministros da Eucaristia desde Pe. João Peters – Primeiro ministro da Eucaristia foi o sr. Darcy Lentino. Agora somos 12 ministros.

 

Acólitos sempre tivemos com jovens e adultos.

Na novena à N. Sra. Aparecida  de 2009 foi abençoada as novas capelas que circularão, com um novo estilo e um esquema mais moderno de acompanhamento. A festa já está em sua 82ª edição

 

Com a vinda do Pe. João Peters, como pároco, surgiu a procissão dos motoqueiros em homenagem a N.Sra.Aparecida, que não temos mais devido ao espaço físico que não é adequado isto foi em 2004. Sendo levada para outro lugar mais apropriado.

Veja os párocos, clicando aqui e em breve todos os presbíteros que trabalharam nesta comunidade.

51 3248.2027

 

Praça Senador Alberto Pasqualini, 120

Ipanema - Porto Alegre - RS

aparecidapoa@arquipoa.com

mcc.png
lk_3.png
regional_sul_3.png
arquidiocese.png

© 2004 - 2019 por Nelson S Pereira - PASCOM - Aparecida POA